Como já faz parte do nosso conhecimento, os gêneros textuais representam as variadas situações de comunicação com as quais estamos acostumados a conviver diariamente. Um deles é o cartão-postal, que é uma simplificação da carta. Trata-se de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente e na outra alguma imagem.
A vantagem dos postais, como também são conhecidos, é o porte de valor inferior ao das cartas comuns e a dispensa do uso do envelope tornava a correspondência mais fácil e mais barata.
Somente para perceber como fazem parte da nossa rotina, imagine-se estando de férias naquele lugar maravilhoso e de repente... bateu aquela vontade de compartilhar tudo aquilo que você está vivendo com algum (a) amigo (a)... Ah! Não se esqueça de que poderá contar com as funções desse gênero em estudo, pois ele, além de retratar todos os pontos turísticos de um determinado lugar, ainda permite que o remetente (a pessoa que o envia) registre suas impressões pessoais, como também, faça algum comentário sobre as experiências vividas no passeio.
No que se diz respeito à linguagem utilizada, esta pode ser formal ou informal, tudo irá depender do nível de intimidade entre o remetente e o destinatário, sendo que no verso do cartão há um espaço para o vocativo (“Querida amiga”, “à amada vovó”), seguido do endereço do destinatário. Há também o local reservado para a mensagem dita pelo remetente. No final, aparece a assinatura de quem o enviou.
A frente consta-se das ilustrações específicas, ressaltando as diversas atrações que a cidade oferece.
Agora você já sabe, quando viajar não se esqueça das pessoas queridas, certo?
oi mel td bem?
ResponderExcluira atividade do cartão postal está sendo muito legal
até mais,
cauã v.